segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A medida dos calçados

Postado por Pronúncia | segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 | Categoria: |

Você sabia que a numeração dos calçados surgiu na Inglaterra?

A medida era baseada inicialmente no grão de cevada; três grãos de cevada correspondiam a uma polegada.

Em 1305, para uniformizar as medidas em certos negócios, o rei Eduardo I, da Inglaterra, decretou que fosse considerada como uma polegada a medida de 3 grãos secos de cevada, colocados lado a lado. Os sapateiros ingleses gostaram da ideia e passaram a fabricar, pela primeira vez na Europa, sapatos em tamanho padrão, baseados no grão de cevada. Desse modo, um calçado infantil medindo treze grãos de cevada passou a ser conhecido como tamanho 13 e assim por diante.

Em meados do século XIX, só com a máquina de costura o sapato passou a ser mais acessível.

A partir da década de 40, grandes mudanças começaram a acontecer trocando o couro pela borracha e pelos materiais sintéticos, principalmente nos calçados femininos e infantis.

Sistema de Numeração dos Calçados:

Há três sistemas básicos universais: Inglês, Americano e Francês.
Sistema Inglês e Americano: Baseiam-se na polegada (unidade de medida inglesa), que corresponde à l/3 do pé ou 2,54 cm. Entre um número e outro há uma diferença de 8,466 mm.

Sistema Francês: Baseia-se no centímetro, e a diferença entre um número e outro é de 6,666 mm. No Brasil, utilizamos a escala francesa modificada. Ou seja, um calçado número 37 na França corresponde para nós a um 35."



Fonte: http://www.curiosidades.jeitoetalento.com/curiosidades_calcados_a.php

Atualmente tem 0 comentários:


Leave a Reply